Aeroporto

O Aeroporto de Barra do Garças

Vista aérea

 

O Aeroporto de Barra do Garças, na região leste do Mato Grosso, iniciou nesta segunda-feira (7), a operação comercial de voos na rota Barra do Garças-Cuiabá (MT). A aeronave que fará o trajeto é do modelo ATR 72-600, com capacidade para 70 passageiros. A duração do voo será de aproximadamente 1 hora e 15 minutos, com cinco frequências semanais (de domingo a sexta-feira). A operação foi viabilizada com o apoio técnico da Secretaria de Aviação Civil, vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Para o diretor do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), Eduardo Bernardi, o início da operação na cidade de Barra do Garças representa a inclusão de mais um importante destino regional no mapa do transporte aéreo no Brasil. “A rota é uma entrega conjunta da Secretaria de Aviação, governo do estado e prefeitura municipal, que reuniram esforços pelo objetivo de tirar essa rota do papel e contribuir para a dinamização da economia da região”, avaliou o diretor.

Para viabilizar o início da operação, a SAC entregou ao terminal um carro contraincêndio modelo tipo 3 (AC-4) e prestou todo o suporte técnico à prefeitura, por meio do PROFAA, além de oferecer treinamento às equipes operacionais, conforme requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Para tornar a operação viável, a prefeitura de Barra do Garças efetuou todos ajustes solicitados pela Anac, em especial as ações de terraplanagem. Já o governo do estado do MT ficou responsável pela construção da cerca operacional do aeroporto e, com o Programa Voe MT, reduziu o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a compra de querosene de aviação, o que deve viabilizar economicamente a operação de voos regionais nos aeroportos do Estado.

Compra de passagens

VOOS REGIONAIS – Em junho, outro terminal do Estado – Aeroporto Adolino Bedin, em Sorriso (MT) – também iniciou a operação comercial de voos diários com destino à capital mato-grossense.

Recentemente, os aeroportos Comandante Antonio Amilton Beraldo, em Ponta Grossa (PR), e Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages (SC), passaram a ter voos comerciais regulares para o aeroporto de Viracopos/Campinas, em São Paulo.

vista aérea 2

CONEXÃO REGIONAL – O aeroporto de Barra do Garças está contemplado no Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil. O investimento, estimado em R$ 7,3 bilhões, será aplicado na construção ou reforma de 176 aeroportos em todo o território nacional. O programa foi criado com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras.

Os recursos são oriundos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, que só podem ser investidos de volta no próprio setor. A contratação das empresas responsáveis pelos estudos e obras é feita diretamente pelo governo federal, sem repasse de verbas a estados ou municípios.

O programa trabalha para encurtar distâncias, aproximando moradores e turistas dos aeroportos brasileiros. O objetivo é que 96% da população esteja a, no máximo, 100 quilômetros de um terminal aeroportuário. Hoje, mais de 40 milhões de brasileiros vivem a centenas de quilômetros do aeroporto mais próximo da região.

A cidade de Barra do Garças – MT, está localizada na Região do Vale do Araguaia, divisa com o Estado de Goiás. O Vale do Araguaia é composto mais ou menos por 14 cidades, com uma população estimada em 190.000 (cento e noventa mil) habitantes, sendo Barra do Garças, a sua principal, com uma população estimada em 70.000 (setenta mil) habitantes. A economia da região está centrada na agropecuária, mais precisamente na pecuária de gado de corte. Nos últimos anos outro setor que começou a entrar em crescimento foi o Turismo, pelas belezas naturais e pelo grande número de seitas esotéricas que se instalaram em toda a região da Serra do Roncador. É neste contexto que está localizado o Aeroporto de Barra do Garças, que é administrado pela Prefeitura Municipal e o setor operacional, sob a responsabilidade da INFRAERO.(Aeroporto Barra do Garças – MT – JANE).

“Aos nove de Outubro de mil novecentos e Oitenta e seis, em reunião
realizada pela Diretoria da TASA, ficou deliberado desativar o GTA – Aragarças
(GTAAW), situado no município de Aragarças, Goiás, e ativar o GTA – Barra do
Garças (GTABW), categoria “C”, ou seja, operando apenas como Estação de
Telecomunicações, localizado no recém construído Aeroporto de Barra do Garças,
no município de Barra do Garças, Mato Grosso.”

 

A companhia de aviação AZUL tem voos regulas de Goiânia- GO – Barra do Garças – MT e de Barra do Garças – MT / Cuiabá – MT.

 

 

Dados e características dos Aeroporto Municipal de Barra do Garças (leia mais).

 

(fonte)