Cachoeiras

Cachoeiras, Grutas e Cavernas.

Barra do Garças conta com um numero variado de cachoeiras, algumas aptas para pratica de espertes radicais (rapel e escalada) em sua maioria fica acessível ao publico, o roteiro leva o turista a um momento impar de lazer e descontração junto a natureza, imagens perfeitas podem ser capturas neste passei (somente imagens pode ser levadas da natureza).

A região possui muitas grutas e cavernas, algumas ainda inexploradas, o que aguça a curiosidade de todos que visitam a cidade.

Dentro do Parque Estadual da Serra Azul encontram-se a Caverna dos Pezinhos com inscrições arqueológicas e a Gruta dos Macacos dentre outras.

Na região encontra-se cavernas com câmaras de grande porte, galenas e até com lagos subterrâneos de água calcária, de um azul belíssimo.

O parque encontra-se a 4 km do centro da cidade e sua área é de 11.000 ha. Os Índios Bororós utilizavam este local para sua subsistência e o denominavam KIEGUEREIRAL que significa “morro lugar dos pássaros” devido a grande diversidade de aves que ali habitam até os dias de hoje.

A fauna e a flora exuberante convivem harmoniosamente com cachoeiras, fendas e cavernas, sítios paleontológicos e arqueológicos, formações rochosas curiosas, trilhas belíssimas e bosques nativos.

Ainda dentro do parque encontra-se o marco do centro geodésico do Brasil, o local do futuro Discoporto e o Mirante do Cristo, de onde se descortina toda a cidade e o encontro dos rios Garças e Araguaia, um verdadeiro convite à emoção.

Vale a pena conferir o circuito das cachoeiras, dentre elas a da Maçonaria e a do Pé-da-Serra.